quinta-feira, 16 de julho de 2009


Antes de compararmos a relação que existe entre o abdómen volumoso e a celulite convém esclarecer um pouco o que se entende por celulite.

A Celulite ou Lipodistrofia Ginóide, Lipodistrofia Edemato - Fibroesclerótica é caracterizada principalmente pelo aparecimento de ondulações da pele, dando a esta o aspecto de casca de laranja.

Esse aspecto, é causado pelo aumento do tecido gorduroso sob a pele, esse processo acarreta alterações na microcirculação e consequente aumento do tecido fibroso.

A Celulite aparece principalmente na região dos glúteos, coxa, abdome, nuca, e braços.

O aparecimento da celulite depende de vários fatores, Predisposição genética familiar, Factores hormonais, Alimentação e vida sedentária.

Então, como explicar, que mulheres com excesso de peso e, às vezes com abdómen volumoso, não tenham celulite, na proporção que seria esperada e outras mulheres com cintura finas, troncos e rosto magro tem celulite muito desenvolvida no quadril?

Existem dois tipos básicos de corpo na mulher:

O tipo Andróide, onde ocorre uma tendência à deposição de gordura na parte superior do corpo, no tronco. Essas mulheres têm ombros maiores, tendência á terem mamas maiores e a depositar gordura no abdome.

O tipo Ginóide tem ombros menores, tendência a terem seios menores, cintura mais fina e os quadris mais largos, com tendência `a deposição de gordura no quadril e na coxa.

O quadril e coxa da mulher do tipo Andróide quando acumula ela acumula gordura no corpo tem pouca gordura regional, o excesso de gordura tende a ir para a região do abdome.

Se há pouca gordura nesta região haverá menos celulite.

Já a mulher do tipo Ginóide, concentrará a gordura na região do quadril, e embora possa ter uma cintura até muito fina, e tronco e rosto finos, com aspecto magro, vai apresentar sérias alterações do tecido gorduroso com a presença de celulite no quadril e coxas.

Caso tenha alguma dúvida não hesite em utilizar o nosso fórum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário